#

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Bolinho Proteico de Chocolate


O bom das redes sociais são as pessoas que nos inspiram. O que partilham e o que podemos retirar de novo e de positivo para nós. Aquelas palavras certeiras que atenuam qualquer humor de ratazana deprimida. Os lugares que conhecemos sem sair de casa. Os estilos de vida em comum que nos motivam ainda mais. O que vestem e nos salva de uma eventual crise de armário. O que cozinham e queremos experimentar em casa. Tanta coisa.

Se por um lado adoro ver outfits e cenas várias de gaja, por outro, adoro ver pratos de comida e respectivas receitas (não que queira comparar uns belos Louboutin ou uma mala Chanel a um esparregado de brócolos, hã). A receita que hoje partilho é precisamente fruto da inspiração de uma das meninas que sigo no Instagram - a Carolina do "Diário de Uma Courgette". Mal vi a receita o pensamento foi automático "tenho meeeeeeesmo de experimentar" por me parecer uma excelente combinação de sabores e uma boa opção para pré-treino, por exemplo. E assim foi.

Não fiz totalmente igual nem usei os mesmos produtos, mas a base está cá e oh, de-li-ci-o-so. E sim, é verdade que leva courgette e, gente, garanto que não deixa sabor no bolo!! A minha nutricionista - Dra. Maria Borges Canha - também tem muito o hábito de usar courgette nas suas receitas, especialmente, nas papas e panquecas de aveia. Sei que pode parecer estranho usar legumes em receitas de bolos, mas tem a sua razão de ser. Além de dar uma textura suave também aumenta o volume do preparado e, consequentemente, a sensação de saciedade. E repito, não fica a saber a courgette. Fica a dica.
(Posso dizer que já fiz um brownie "fit" na Bimby que levava courgette e garanto que ficou uma delicia, nada atrás dos brownies normais carregados de açucares.)

Vamos à receita que é suuuper simples!

Os ingredientes foram:

- 150g de Aveia de sabor a chocolate da Prozis;
- 40g de Whey de de sabor a chocolate da Biotech (imagino que a maior parte de vocês não tem Whey em casa, mas também não é necessário comprar propositadamente, basta aumentar na aveia e no cacau, por exemplo);
- 10g de Cacau da Iswari;
- 5 Claras de ovo;
- 100g de Courgette;
- Bebida vegetal qd (só até acertar a consistência);
- Canela a gosto.

Basicamente, é só juntar tudo e mexer muito bem até os ingredientes ficarem bem envolvidos, e levar ao forno pré-aquecido a 180 Cº durante 25 minutos.

No meu caso, distraí-me com as lides domésticas e o bolo ficou quase o dobro do tempo no forno!! Ficou óptimo de sabor, mas a consistência...era tipo pão d'ontem (ahahah).

A cereja no topo do bolo é...barrar com manteiga de amendoim!

Experimentem e espero que gostem.



3 comentários:

  1. Tem muito bom aspeto realmente! :)
    Beijinho,
    Cris

    www.lima-limao.pt

    ResponderEliminar
  2. Por alguma razão que me ultrapassa, acho imensa piada à expressão "ratazana deprimida". Sempre que a leio desato as gargalhadas.
    Quanto ao bolinho, tem muito bom aspecto e se calhar vou experimentar
    Por onde anda a Sofia?

    ResponderEliminar
  3. têm tão bom aspecto ;)

    http://retromaggie.blogspot.pt

    ResponderEliminar