#

quarta-feira, 31 de maio de 2017

#nãotens7vidas #3: os resultados da primeira prova de fogo


Não tarda estamos na terceira consulta de nutrição da Rita e eu sem vos passar o feedback da segunda. Mais vale tarde do que nunca, não é verdade? Bom, em meados do mês de Abril tivemos a primeira prova de fogo: avaliar o resultado do primeiro mês de hábitos alimentares mais saudáveis e equilibrados. Resultados esses que foram bem visíveis. Passado mês e meio a praticar uma alimentação mais saudável e exercício físico de forma mais regular, a Rita conseguiu perder 1,300 Kg, diminuir a massa gorda em 1,9%, aumentar 1 kg de massa magra, perder 4 cm de perímetro abdominal e a sua idade metabólica passou de 24 para 17 anos. TAUUU, vai buscar!! :D Com o excelente acompanhamento da minha "nutri" fofinha, com os treinos do Bruno e as idas à box não podia ser de outro jeito.

Os resultados foram fantásticos e fiquei muito orgulhosa da minha Ritinha. Segundo ela, a única coisa mais complicada de gerir na adaptação ao plano alimentar tem sido os almoços ao nível das quantidades. E, claro, a vida social - jantaradas, lanches e demais saídas entre amigos - onde é quuuuuase impossível não cair nas tentações do demo também é o grande calcanhar de Aquiles. Mas mesmo assim, o que a Rita conseguiu alterar para melhor foi o suficiente para atingir bons resultados e eu já ando mega ansiosa com a próxima consulta que está para breve.

Sei que há muitas meninas (e meninos também) que lutam contra o excesso de peso e que sentem algumas dificuldades nesse processo, mas acreditem que muitas vezes a diferença entre conseguir e não conseguir está na nossa atitude e na nossa força de vontade. Nós até podemos querer muito perder aqueles quilos a mais, mas se não tivermos a capacidade de dizer "não" ao que nos faz mal e se não nos esforçarmos por sermos mais activas, gente, nada feito.

Costumam perguntar-me se fui sempre assim, bastante activa e focada na actividade física. Eu respondo sempre o mesmo: desde que me lembro ser gente que sempre gostei de desporto. Acho que nos primórdios do blog, num daqueles posts lamechas, confidenciei-vos que no final do 9º ano, na hora de escolher a área a seguir, cheguei a preencher os papeis com Cientifico-Natural vertente Desporto, mas à última hora pedi papeis novos e lá me decidi por Economia. Basicamente, fui aliciada a seguir os "números" e, apesar dos apesares, nunca me arrependi. Isto tudo para verem que, realmente, desporto é a minha "cena".
Na infância/adolescência fiz ballet e natação e lembro-me que foi um desgosto enorme a minha mãe não me ter deixado fazer parte da ginástica artística da escola. "É muita coisa" dizia ela. Recordo-me, também, que houve um ano onde coincidiu ter natação e ballet nos mesmo dias, então, saía a correr da aula de natação para chegar a horas ao ballet. Só para verem que o "andar a mil" já é bem antigo.
A única altura da minha vida em que, e passo a expressão, não fiz a ponta de um corno foi durante os quatro anos que estudei na universidade. Diga-se que foi a sentença de morte da minha barriguinha lisa. Mas bom, este parágrafo para dizer o quê? Que acredito que quando se gosta é muito mais fácil enfiar as sapatilhas nos pés e ala que se faz tarde. Quando não se gosta...é preciso muito mais da nossa parte. É preciso ir buscar uma força interior e perceber que somos a nossa própria motivação. Não gostamos de nenhuma actividade física, mas gostamos de nós e queremos o melhor para nós. Acho que este é o principio e o resto acaba por vir. E quando os resultados começarem a aparecer, aí sim, dificilmente não se tornará um vicio. Um vicio bom.

Ritinha a dar tuuuudo no estúdio do PT Bruno Gonçalves.

2 comentários:

  1. Que óptimos resultados!
    Muitos Parabéns à Rita :)
    Em relação ao desporto, eu nunca fiz desporto na vida. Tirando natação ai com os meus 9 ou 10 anos, mas nem considero desporto porque era mais uma diversão.
    Quando comecei com o ginásio custou me tanto, mas agora não vivo sem ele. É como se fosse um refugio! Estamos ali para o nosso bem e só a pensar em nós. Adoro! O que conta muito também é o ambiente que se vive lá é como se fosse uma família.
    Agora comecei a intercalar o ginásio com as minhas caminhadas! Os resultados têm aparecido com mais facilidade.
    Obrigada por estas partilhas!

    Beijinhos
    E.H

    ResponderEliminar
  2. Antes de mais, OBRIGADAAAAAAAA !
    Os bons resultados devem-se também a ti :) que pegaste em mim e me motivaste a recomeçar.
    Eu não tenho palavras para agradecer. Nem palavras, nem tempo por vezes.
    Confesso que estou super ansiosa para a próxima ida à Nutri. A pressão assim é maior! ahahah
    Tenho imenso medo do corpo estagnar como já aconteceu antes. Tenho medo de não atingir os objetivos a que me propus. Mas a motivação que me transmitiste faz-me acabar a semana "de zorros" e super feliz.
    Continuamos no foco e, confesso, este post foi mais uma lufada de ar fresco.
    OBRIGADA outra vez e outra e outra :)
    Pela motivação, pelo carinho, pela atenção.
    Isto só pode dar certo <3



    ResponderEliminar