#

domingo, 28 de maio de 2017

Falta de tempo, má gestão do mesmo ou...

...um estado de espírito? Talvez um pouquinho de tudo. E também uma necessidade de viver mais devagar. Um bem essencial e escasso tal é o stress diário a que estamos sujeitos pelas mais variadas razões. Sempre gostei de viver dias cheios e sentir-me ocupada dos pés à cabeça 24/24 horas. A agitação faz-me sentir útil e viva, para além de achar mais entusiasmante viver os dias a mil.

Mas não somos de ferro e num abrir e fechar de olhos a agitação dá lugar à ansiedade. A ansiedade do tempo não chegar para tanto que se quer fazer. A ansiedade de querer estar em todo o lado. A ansiedade de falhar com o planeado. A ansiedade do perfeccionismo (característica máxima dos virginianos). Ansiedade essa que por sua vez conduz a mais stress. Um ciclo vicioso tão comum que muitas vezes ata pés e mãos e deixa-nos como que à deriva sem saber muito bem para que lado virar, onde se torna fundamental estabelecer prioridades.
E se por um lado não somos de ferro, por outro, somos feitos de sentimentos e nem sempre o nosso psicológico dá a força necessária para estarmos em todas as frentes de corpo e alma, com a alegria e vitalidade que se pretende.

Às vezes gostava de ser duas. Enquanto uma encarregava-se do trabalho e das responsabilidades mais sérias, a outra dedicava-se aos passatempos, às coisas que mais gostamos de fazer, aos pequenos prazeres da vida e às pessoas que nos rodeiam. Uma para a parte séria e outra para a parte divertida da vida. Uma para viver as tristezas e angustias e outra para viver a felicidade. Mas na realidade sou só uma e senti (e sinto) necessidade de abrandar. Porque nem sempre é fácil saber gerir tudo. Porque fases menos boas existem. Porque às vezes sentimos necessidade de estar no nosso canto, de meditar e de dedicar tempo de qualidade a nós mesmas, para depois regressar com mais força. 

Nisto de querer abrandar, tenho tentado aprender a viver com mais calma, com menos ansiedade e tenho organizado os meus dias da forma que acredito ser a melhor para mim. Uma das minhas prioridades é o desporto, como vocês bem sabem. É sem dúvida o meu escape e está longe de se resumir ao "ser fit" . É uma paixão, um desafio pessoal, um estilo de vida, um desfrutar da riqueza que é sentir-me cheia de vida, mas é também aquele momento em que me abstraio de tudo e acaba por ser fundamental para a minha sanidade mental. 

No meio disto tudo, o blog não está esquecido nem me passa pela cabeça desistir dele, muito pelo contrário. Tal como já vos confidenciei: se eu estiver "onfire", o blog também estará; se eu estiver em modo ratazana deprimida é provável que o blog fique assim, neste marasmo, à espera de melhores dias porque prefiro escrever-vos com alegria e entusiasmo do que deixar passar alguma apatia. Porque é mesmo isto.
São vários os comentários e mensagens onde vocês "reclamam" - "e porque agora é só crossfites e cenas assim" dizem vocês -, onde eu tento guardar apenas o lado bom disso. Porque se vocês reclamam a minha ausência é porque gostam de mim de alguma maneira e sentem a minha falta. E isso é bom, não me canso de agradecer o vosso carinho, mas... Tentem compreender-me e tenham um pouquinho de paciência. Eu continuo a ser eu, a "Gata" que vocês conheceram e quero apenas continuar na liberdade de ser quem sou. Mais ausente, menos ausente, com dias bons e dias maus, com fragilidades que tento ultrapassar e sonhos que não deixo de perseguir. E com o presente desejo de viver a vida mais devagar.




35 comentários:

  1. Olá Gata!
    Como te percebo!
    Debato-me com o mesmo problema e tive que abrandar.
    Agora reconheço que não é possível fazermos tudo o que queremos.

    Mas tomar consciência dessa nossa limitação é o mais importante. Agora vai ser sempre a melhorar, vais ver.

    Uma beijoca***

    Visita e segue: http://momentomaravilha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Sempre aqui minha gata mai linda e a isso chama se respeito,cada um tem o direito de se dedicar à vida fazendo o que mais gosta ❤️Até pk se nota perfeitamente que esses "burpies" todos são feitos com gosto e não com vontade de ficar magra pró verão ! Admiro te muito e ainda mais por teres vindo escrever este texto! gostava de ter essa "força" natural para fazeres de tudo ❤️😘
    Um grande beijinho da tua Sarocas cú de sofá 😂

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha "Sarocas-cú-de-sofá" mais linda e doida! :D :D
      Obrigada pelo carinho, és uma querida ❤️

      P.S.: um dia estás tu ao meu lado a fazer burpees e cenas assim, Eheheh! :D

      Eliminar
    2. E não precisas agradecer minha gata mai linda e blogueira preferida daqui até Neptuno!!! e pk disseram que Plutão já não existe 😂😂😂
      Gosto muito de ti ❤️❤️❤️e é de coração que digo tudo isto
      Se calhar só não vou por não ter uma gata como tu aqui perto que me desencaminhe!! Se morasse mais perto acho que me deixava cair em desgraca e deixava que me levasses ehehe (desde torcer dedos,a partir um braço,a ficar com as mãos onfire 😂😂) sim porque tenho uma carrada de anos a mais que tu buaaaaaaa

      Eliminar
  3. Obrigada pelo texto!
    Acho que toda a gente percebe o que queres dizer. Todas nós já passamos por momentos na nossa vida que tivemos mais ocupadas e deixamos algumas coisas para trás, por falta de tempo.
    Não me preocupei com esta ausência porque vou te seguindo no Instagram e se sei que estás focada na actividade física. É normal que falte tempo para alguma coisa.
    Ás vezes aborrece-me ver tanta publicação nas redes sociais e aqui no blog de actividade física mas percebo que é o que gostas e também me dá força para continuar no meu caminho :) que por sinal está a correr muito bem, entretanto faço te um relatório!
    Um grande beijinho para ti e que continues com essa força de vontade e alegria.
    O mais importante é fazermos o que nos faz Feliz!

    E.H

    P.S. Já agora digo te que adorei o look de hoje, estás linda!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tens nada que agradecer Eliana.
      Sim, também acho que é fácil de compreender e já o tinha desabafado no post do último look que partilhei. Mas como continuo a receber comentários/mensagens - uns mais fofinhos, outros mais "agressivos" - achei que vos devia uma palavra, até porque (estúpido ou não) vejo-vos como parte da minha vida. Se o blog é, vocês também o são automaticamente.

      Fico muito contente pelo sucesso da tua caminhada e fico a aguardar esse relatório =))
      A vida só faz sentido se fizermos o que nos faz feliz.

      P.S.: obrigada ❤️

      Eliminar
  4. Já tinha saudades suas, minha querida!

    Quando se sentir mais inspirada há-de partilhar aqui com a velhota a receita das suas panquecas lindas do instagram. Ficam perfeitinhas e uniformes... Tem de ter segredo :)

    Um beijo, Custódia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dona Custóóódia ❤️ ❤️
      É uma das coisas que pretendo partilhar, porque tenho mesmo muiiiiitas meninas a perguntarem sempre pelas panquecas e a verdade é que são do mais básico que há. E não tem segredo não.
      Beijinho grande

      Eliminar
  5. Acho que o problema não é falta de tempo mas sim falta de conteúdo. Mesmo quando publicavas com mais frequência, os conteúdos eram sempre os mesmos:roupas e exercício/alimentação. Claro que o blog é teu e publicas o que te bem apetecer mas acho que o teu blog é muito vazio e,sinceramente, acho que tu própria tens noção que não tens capacidade para escreveres um texto sério de opinião sobre um assunto da atualidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Claro que o blog é teu e publicas o que te bem apetecer" -> Está tudo dito.

      Eliminar
    2. Então, caro/a anónimo/a o que vem cá fazer?

      Eliminar
    3. Certo. Mas aprende a aceitar críticas, principalmente quando são dadas com educação.

      Eliminar
    4. O que eu venho cá fazer? Venho ler. Para criticar tenho que ler e acompanhar certo? Com que base poderia eu dizer o que disse se não acompanhasse o blog?

      Eliminar
    5. Txiiiii e as saudades que eu já tinha disto! Uma pessoa anda ausentada, mas continua tudo na mesma. :D

      Ora, expliiiiica-me, assim como se eu fosse uma menina de 2 anos e meio, em que parte da minha resposta ao comentário falo de criticas, se aceito ou deixo de aceitar.
      Parece-me é que há quem estivesse com uma saudade danada de criticar, com ou sem educação. Mas isso tanto se me dá como se me deu, eu limitei-me a transcrever uma frase da anónima e concordar. Só isso.

      Eliminar
    6. Sim, eu estava aqui em pulgas para criticar. Tinha tantas saudades que esta até deve ser a primeira vez que faço um comentário aqui no teu blog. Nem toda a gente critica por puro prazer de picar. Eu fiz uma crítica simplesmente porque achei adequada a este contexto.

      Eliminar
    7. Volto a perguntar: em que parte da minha resposta não aceito criticas?

      Eliminar
    8. Ah, então o caro/a anónimo/a, gosta é de criticar. Lê coisas que não aprecia apenas para poder criticar. Ora, que burrice a minha não ter entendido isso logo à primeira. Pronto querido/a anónimo/a, volte sempre é critique sempre. Estes blogs também vivem de críticas! Tenha uma excelente semana de trabalho 😉

      Eliminar
    9. é=e (antes que o/a anónimo/a comece a corrigir erros)

      Eliminar
    10. Não, eu não "leio coisas apenas para poder criticar"...eu leio coisas e se me apetecer deixar alguma crítica ou opinião, deixo...a caixa de comentários serve para isso.

      E gata, não falaste em críticas em lado algum mas pela forma como respondeste, senti uma certa falta de humildade. É o que dá ler e não ouvir ;)

      Eliminar
  6. Passei pelo blog e não pude deixar de reparar ...

    "se eu estiver "onfire", o blog também estará; se eu estiver em modo ratazana deprimida é provável que o blog fique assim, neste marasmo, à espera de melhores dias porque prefiro escrever-vos com alegria e entusiasmo do que deixar passar alguma apatia. Porque é mesmo isto."

    Identifico-me muito pois, nem sempre estamos no modo/estado mais apropriado para publicar, só que acho que muitas bloggers passam um pouco ao lado dessa realidade, não por a desconhecerem mas por não quererem dar a parte "fraca", que para mim não é de todo fraca mas apenas a realidade.
    Vou seguir :)

    Um beijinho
    http://trendsandfashionblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cidália!
      É óptimo quando nos identificamos com alguém (e saber que não sou a única assim). =)
      Cada um é livre de partilhar o que bem entende e entendo quem prefira resguardar as alturas menos boas. Mas a vida não é cor-de-rosa. Sendo este um blog meramente pessoal acho natural que espelhe a minha pessoa nos bons momentos e nos menos bons também.

      Obrigada =))
      Um beijinho

      Eliminar
  7. Não se diz "ciclo vicioso" mas sim "círculo vicioso" :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desde quando?

      Eliminar
    2. Anónimo Ressabiado30 maio, 2017

      desde sempre. Ora aprenda com quem sabe https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/porque-circulo-vicioso-e-nao-ciclo-vicioso/33313

      Eliminar
  8. Pois que eu tenho saudades de ver o blog on fire, mas compreendo perfeitamente que todos temos fases. É melhor seres sincera e dares as tuas razões (e nem tinhas que o fazer) do que descarregar por aqui posts sem conteúdo algum, só porque sim.
    Por isso vê se arranjas um tempinho aqui para nós, mas continua a fazer aquilo que te faz bem e feliz! 😉
    Beijinhos gatuxa 😚
    P.s. no outro dia quando vi que tinhas ido treinar logo pela manhã, senti cá um orgulho!! Bem-vinda ao grupo dos que acordam de madrugada para começar o dia da melhor forma!! ehehehe

    ResponderEliminar
  9. Estás grávida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso não se pergunta... As pessoas são tão insensíveis.

      Eliminar
    2. Pergunta,pois! E a Bruna já está na idade de engravidar.

      Eliminar
    3. "Já está na idade de engravidar" ???? Mas quê? É obrigatório uma mulher ter filhos?

      Eliminar
    4. Não, não se pergunta. Se uma mulher "com idade para ter filhos" não os tem é porque não pode (não tem condições físicas, nem financeiras para) ou porque não quer. Nem uma, nem a outra razão são da conta de terceiros. Haja respeito!

      Eliminar
  10. Mas, permanece a questão: qual é o motivo para te sentires assim?

    ResponderEliminar
  11. Gata faço uma sugestão, e se fores colocando as cenas do Instagram?
    Não precisa de ser nada elaborado. Por exemplo explicar que agora estás a treinar mais (bem maiw!) E o porquê. Como está a casa, se já está tudo terminado. Planos de viagens e de férias.
    Cenas mais simples mas ao mesmo tempo que nos fazem vi aqui ver o que se passa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Gata, acho que estás triste, não sei bem com o quê, mas é isso que transparece.
    Beijinhos e toca a arrebitar

    ResponderEliminar