#

terça-feira, 12 de abril de 2016

Crioterapia ou guerra-aberta-à-celulite - parte I

Pois é, acabou-se a brincadeirinha. Até aqui, uma pessoa deixa a "coisa" andar na esperança que um dia passe. Faz por beber umas boas litradas de água por dia, faz por mexer o rabinho e ter uma vida o mais activa possível e no meio disto tudo o que é que tem em troca? NADA. Quer-se dizer, uma pessoa tenta ser o mais benevolente possível, tuuuuuuudo para resolver as coisas a bem e na paz do senhor e sem grandes chatices, mas não, a celulite, essa bitch de merda, não dá o braço a torcer nem por nada. Pois muito bem, situações extremas requerem medidas extremas e se não vais a bem, vais a mal, sua biiiiiiiiiittchhhhhhhhhhhhhh!!

Ou muito me engano ou a celulite é a nossa grande cruz, logo a seguir ao eterno dilema "tanta roupa e nada que vestir". É um problema que tanto afecta gordas como magras. E acho que estamos todas de acordo: não é nada, mesmo naaaaada bonito andarmos por aí cheias de crateras e buracos no corpo. Se no Inverno a "coisa" até passa mais ou menos ao lado e quuuuuuase não nos aflige, chega o Verão e está a tragédia instalada nas nossas vidas.
Nunca me preocupei muito com este assunto até há um ano atrás. Se há bem pouco tempo não via ponta de celulite (só apertando bem a pele), nos dias que correm está bem à vistinha dos meus olhos. Não sei se é da idade ou o c@r@lhinh0, mas é preciso pôr travão a isto, não vá tomar proporções catastróficas.

Mas não é fácil. Esta praga facilmente se entranha em nós e dificilmente nos vemos livres dela. Acreditem que, muitas vezes, nem a beber muita água (quase à beira de uma cirrose), nem com a melhor das alimentações e a eliminar tudo o que é fritos, fast-food e bebidas com gás, nem com muito exercício conseguimos. Também não acredito em cremes milagrosos e, muito sinceramente, também não tenho paciência para espalhar cremes e mais cremesinhos e essas paneleirices todas. E todos os tratamentos que ouvia falar eram um balúrdio. Até que me falaram da crioterapia, uma técnica que consiste em arrefecer a zona do corpo a tratar. Como o músculo fica sujeito a uma temperatura muito baixa, vai sentir necessidade de compensar essa alteração de temperatura e para isso vai gastar energia ocorrendo, assim, a eliminação de gordura localizada. Basicamente, o organismo ao reagir à alteração de temperatura acelera o metabolismo, ocorrendo uma vasodilatação que leva a queimar as tais gorduras localizadas.

Assustou-me a parte do frio, mas entusiasmou-me o facto de ser um tratamento bastante acessível em termos monetários e de ter resultados bastante rápidos e eficazes. Então, ai é? Nem é tarde, nem é cedo e ontem lá fui eu à primeira sessão. O frio suporta-se bem e não é assim tão mau como pensava, é do tipo "estranha-se e depois entranha-se (e entranha mesmo)". E se a fita métrica não estiver subornada, perdi 5 cm de anca, oh yeaaahhh!

Chegada a casa era ver-me de volta do espelho a analisar milímetro a milímetro do meu rabo e coxas. Não é por nada mas devo ter exterminado para aí uns 0,05 ml de celulite. E sinto-me um tudo-nada mais lisinha, mas claro, pode ser tudo fruto do meu entusiasmo que me leve a alucinar.

À partida, só preciso de mais uma sessão e, ósdispois, basta fazer uma ligeira manutenção tipo de mês a mês ou de dois em dois meses ou quando achar que sim, vá.
Vocês vão ver se este Verão não hei-de ser a pessoa mais adelgaçada das praias nacionais. Ai vouuuuuu!


47 comentários:

  1. Olá gata!
    Agora fiquei curiosa... Não tenho "carradas" de celulite mas, aos 43 anos, já começo a notar uns "pontinhos" ali pelo rabiosque e coxas.
    Qual foi a clinica onde fizeste? e já agora preços...
    Obrigada

    ResponderEliminar
  2. Ora aí está Sô Dona Gata em todo o seu esplendor;) É isso mesmo nada de alarmismos e informações absolutamente incríveis de surreais, a tua informação acima é a exacta. Os resultados que obtiveste são também reais, como te disse posso comprova-lo pois também já experimentei... mas eu fiz muito mais sessões, ou seja tinha as pernas como uma autentica "laranjada". Continua e vais ver o que é um bom biquini e uma pernoca lisinha a desfilarem pelas nossas praias... Sô Dona Gata arrasandooooooo;)) Beijinhos (QB)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero bem voltar ao que era! Modéstia à parte, adoro as minhas pernocas, pelo que mal vi vestígios de casca de laranja quase entrei em pânico. Ahahah!

      Beijinhooos (QB :D)

      Eliminar
  3. Gata, creio que não viste resultados porque consomes produtos de origem animal. Sei que as pessoas ficam sempre exaltadas quando se fala disto, como se estivessem a ser acusadas, mas é central para a eliminação definitiva da celulite. Uma dieta à base de fruta, legumes e outras "whole foods" muda o nosso corpo, juntamente com a redução do consumo de sal e de óleos como o azeite, a ingestão de muita água e as restantes coisas que referes :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Recuso-me a entrar em dietas extremas, mesmo que seja por uma boa causa (acabar com a piiii da celulite)!
      O nosso corpo precisa de tudo. E para pessoas que fazem bastante exercício acho que é impensável não comer um bom peixinho e uns bifinhos de frango, por exemplo.

      Beijinhos

      Eliminar
    2. Compreendo e respeito a decisão de não deixar de comer produtos de origem animal (eu, pessoalmente, ainda como, apesar de tentar a transição (aos poucos) para que isso deixe de acontecer) mas não coloques um rótulo nisso como uma dieta extrema, não o é. É tão válido como comer carne ou peixe e muito menos é por isso que o teu corpo não tem nutrientes suficientes, a proteína existente na carne está em inúmeros outros alimentos. Obviamente, isso implica um maior cuidado da nossa parte em comer determinadas coisas, em fazer alguma investigação mas nunca vi nenhum vegetariano/vegan cuidadoso com os nutrientes a ser menos saudável do que alguém que consuma proteína animal, muito pelo contrário. É uma forma de pensar e de ver as coisas de forma diferente daquilo que sempre fomos ensinados e não é uma dieta, é uma alimentação de uma vida inteira para (felizmente) muita gente!

      Eliminar
  4. Olá
    Gostaria de saber o preço da crioterapia.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  5. A celulite vai nos acompanhar a vida toda!!! Os amigos vão e vem, mas a celulite nunca nos abandona...
    Sou da zona e gostava de saber onde fazes os tratamentos! Obrigada

    ResponderEliminar
  6. o mini-preço ou dia ou lá como se chama aquilo tem um creme com uma embalagem azul "Gel Frio Pés e Pernas" que faz o mesmo efeito que esse tratamento

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. VERDADE VERDADINHA! É um milagre esse creme, fico completamente congelada da cintura para baixo mas por 3 euros vejo resultados espectaculares!

      Eliminar
    2. isso resulta mesmo? :) já agora quanto tempo deixa o creme aplicado? agradeço resposta, fiquei interessada* bj ms

      Eliminar
  7. Bom, eu vou saltar os "bons dias" e as coisas simpáticas porque a minha cabeça bloqueou nos 5 cm de redução de anca. 5 CM?! Isso é uma redução brutal! Se na segunda sessão reduzires só que sejam mais 2 ou 3 cm vais precisar de calças novas, não?
    Choquei! ahah Mas se resulta contigo fico muito contente! É tão importante que nos sintamos bem na nossa pele! ^^
    Tem uma santa terça-feira!! Beijinhoo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas tardes! :D
      E não é que pensaste o mesmo que eu? Eheheh!
      Ontem, quando a técnica disse que há quem consiga perder 8 cm de anca logo na primeira sessão, para além de ter ficado com a minha alma parva, disse logo "huoii, então vou ficar sem calças!!". Ela riu-se e explicou-me que não era bem assim! Não sei se te vou conseguir explicar (LOL), mas o que acontece é que o teu músculo tonifica, logo, perdes volume e flacidez, mas não implica que baixes 5 números de calça (ok, acho que não me fiz entender, mas a ver se para a semana trago tudo bem explicadinho, mas claro, tudo tem o seu custo, wuuuaahhhhh)!

      Beijinhos

      Eliminar
  8. Gata os 5cm que perdeste de anca foi só com o tratamento ?? =O

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim! :D
      Eu vi com estes olhinhos que a terra há-de comer o que a fita métrica marcava, antes e depois! É mesmo incrível!

      Eliminar
    2. Boa gata :) fico mesmo contente por ti !
      Agora vou experimentar em mim também ! Força nisso e manter o foco para exterminarmos com esta "Cabra" da celulite -.-

      Eliminar
  9. Gata podes dizer o valor das sessões por favor? :) obrigada!

    ResponderEliminar
  10. Oi. Podias dizer o preço e se da em qualquer zona do corpo tipo barriga?
    Obrigada. Catarina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! =)
      A técnica diz que há profissionais que também fazem na barriga, mas ela opta por não arriscar (faz só pernas, rabo e braços).
      No Brasil, já morreu uma mulher por ter feito nessa zona. O rim parou e pufff...foi-se. O frio penetra mesmo na pele e lá está, fazendo na barriga facilmente chega aos órgãos, havendo o risco de pararem.

      Como disse abaixo, o preço é de 17,50€/sessão.

      Eliminar
    2. Uma vez mais certa esta tua explicação e nota-se que estas a fazer a crioterapia com gente que sabe o que faz. Eu fiz essas três zonas e quando fazia perna e rabo não fazia braços ia alternando. Na barriga também sempre me disseram para não fazer! O preço esta muito bom, eu paguei há já alguns anos mais...

      Eliminar
  11. A sério que só com uma sessão notas te diferença? Humm acho meio estranho, senão tava meio mundo perfeitinho sem o raio da celulite lol mas se assim for, qur bom!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Opaaa só se a fita métrica for daquelas manhosas e marcar muito no "antes" e menos no "depois"! Eheheheh
      Mas, além dos números, também noto na pele! =)

      Eliminar
  12. Como várias de vocês perguntaram o mesmo e para não estar a repetir tudo uma-a-uma, aqui fica: Fiz na clínica Fisbem em Águeda (onde fiz a fisioterapia) e o preço normal de coxa e rabo são 17,50€, mas neste momento estão com 10% de desconto.
    Também têm um tratamento muito bom para as estrias (e que também gostava de fazer), mas já fica mais carote.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só? E com resultados tão visíveis numa sessão? Vou ter mesmo de experimentar :) obrigada gata!

      Eliminar
    2. Só! :D De tantos tratamentos caros que se ouve por aí é mesmo para estranhar!

      Eliminar
    3. Gata, sobre o que me disseste acima: manda-me isso numa folha em excel para eu entender! ahahah
      O preço realmente é muuuuito simpático! Se encontrar cá em baixo também gostava de experimentar.
      Tenho assistido a tratamentos de redução de gordura localizada (por exemplo) muito mais baratos do que o que estávamos acostumadas a ver. É bom sinal!
      Beijinhooo

      Eliminar
  13. Acho muito bem as pessoas fazerem este tipo de tratamentos, se ajudar a gostar mais de nós :)
    Realmente é preciso ter cuidado a onde se vai, normalmente o que é barato sai caro!
    Fizeste muito bem gata, se estas a gostar então foi um bom investimento.
    Também gostava de fazer uma redução de medidas na zona da barriga, mas é um pouco caro :(

    Beijinhos
    E.H

    ResponderEliminar
  14. Desculpa lá, mas é IMPOSSÍVEL perder 5 centímetros de anca numa única sessão de crioterapia.
    Se isso fosse verdade, e por 15,75 €, achas que ainda havia gordos?
    Só quem já viu um porco a andar de bicicleta é que acredita numa treta dessas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. AHAHAHAHAHAHAHAH, parti-me a rir! Já não ouvia essa do "porco a andar de bicicleta" há muito tempo! :D
      Olha, não sei que te diga! A não ser que a fita métrica seja uma daquelas cenas à Luís de Matos e alucinei quando olhei para os números! :D

      Eliminar
  15. Boa tarde.
    Sou Fisioterapeuta com formação em dermato-funcional e com uma boa bagagem de conhecimentos e resultados Brasileiros porque tive o previlegio de aprender com os melhores a nivel internacional.
    Em primeiro lugar e o que realmente importa SIM A CRIOLIPOLISE TEM RESULTADOS e muitas vezes resultados visiveis logo apos o primeiro tratamento e quando associada a outros tratamentos o resultado é ainda mais maravilhoso.
    Segundo é um tratamento que faz sucçao e congelamento da pele e gordura o que em muitas pessoas pode causar hematomas
    Terceiro é um tratamento que deve ser feito no MAXIMO uma vez por mês porque a redução de medidas pode ocorrer até 30 dias após o tratamento (não se deixem enganar por vos imporem terem de o fazer todas as semanas).
    Quarto procurem pessoas competentes para o fazer (de preferencia fisioterapeutas dermato funcionais porque tem um maior conhecimento da fisiologia do corpo humano) pois por vezes o barato não compensa uma vez que estamos a lidar com o frio e pode ocorrer queimaduras e muitas vezes estas queimaduras sao irreversíveis.
    Espero ter ajudado :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim ajudou.
      Obrigada Luísa. 😊

      Eliminar
    2. Luísa, muito obrigada por teres deixado a tua opinião profissional. =))
      Fiquei surpresa com a parte da "sucção" e "hematomas"! Não sei se estamos a falar do mesmo (ou se sou eu que não interpretei bem o que quer dizer com sucção), mas tendo em conta o que fiz, não senti sucção (isso não é mais as "lipos"?) nem sequer tenho hematomas.

      Beijinhos *

      Eliminar
    3. Sem querer colocar em causa os conhecimentos altamente técnicos da Luísa eu também não tive sucção nenhuma nem tão pouco hematomas. Apenas massagem com gel e umas ligaduras... métodos diferentes? Ou tratamentos também diferentes? Há muita confusão nestas coisas todas...

      Eliminar
    4. No meu caso, também foi assim: massagem com gel e ligaduras tipo múmia! Se calhar estamos mesmo a falar de tratamentos diferentes, porque no caso da crioterapia (e com base na clínica onde fiz) não há qualquer sucção.

      Eliminar
    5. Peço desculpa se me expressei mal e se gerei discordia mas estava-me a referir a um tratamento especifico. O tratamento que me refiro e como referi em cima chama-se criolipolise e é um tratamento especifico de crioterapia. Mais eficaz, com muito melhores resultados que os tratamentos com creme. Pode ser feito em todas as partes do corpo (ate barriga, alias é mais usado na barriga) e congela (congela mesmo!!) a gordura corporal. Se procurarem na net vão perceber que parte da gordura é sugada para um "copinho" e este processo pode por vezes levar a que apareçam hematomas. Mas os resultados são muito muito bons.
      Espero que agora tenha sido mais clara :-)
      Beijinhos

      Eliminar
    6. A criolipolise é uma coisa e a crioterapia outra. A primeira trata as gorduras localizadas é especialmente indicada para quem é magro mas tem gordurinhas resistentes, por exemplo a zona dos flancos.É feita com um aparelho que faz a sucção e congela a zona a tratar.Fiz em 2014 uma sessão nos flancos, tive redução mas os resultados não são imediatos, vão aparecendo ao longo dos 3 meses seguintes.Quanto à crioterapia fiz à cerca de 10 anos atrás, era espalhado um gel muito fresco no corpo e depois eram colocadas umas faixas de pano tambem elas embebidas num creme muito frio e ficava com elas no corpo durante algum tempo.Fiz cerca de 6 ou 7 tratamentos juntamente com vacuoterapia e obtive resultados satisfatórios, mas penso que o facto de fazer desporto tb ajudou bastante.Acho a crioterapia mais indicada para tonificar/reafirmar e talvez adelgaçar um pouco.

      Eliminar
    7. Ahhhh, tudo entendido Luísa! Mais uma vez, obrigada =)
      Bem me pareceu que estávamos a falar de coisas diferentes, apesar de relacionadas.
      Obrigada também ao anónimo que também deu mais umas luzes!

      Beijinhos para vocês

      Eliminar
    8. Da minha parte também tudo entendido. Desculpe Luísa a burrice foi minha que não percebi. Portanto o que eu fiz foi mesmo a crioterapia e alternava semanalmente com drenagem linfática e muito exercício físico 4 a 5 vezes por semana. Notaram-se BEEEEEM os resultados e foram duradouros.Penso que é o que a Sô Dona Gata também esta a fazer, muito exercício, cuidado com a alimentação... tudo certo para belíssimos resultados!

      Eliminar
    9. Eu não sou a Luisa Reis, mas como já fiz os 2 tratamentos e vi que havia aqui alguma confusão resolvi comentar.Espero ter ajudado.

      Eliminar
  16. Pois, eu faço o tratamento de forma caseira. Depois do banho diário, aí vai jato de água fria na barriga, coxas e pernas durante algum tempo. Posso dizer que no início custou, agora com o hábito, não custa quase nada ( e eu sou super friorenta).

    ResponderEliminar
  17. Gata, que efeitos secundários podem surgir?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinceramente, desconheço... Mas penso que não tem!

      Eliminar
    2. Todos os tratamentos estéticos têm efeitos secundários, Gata. Há sempre um risco associado.
      Convém perguntares junto do local onde estás a fazer o tratamento que, aliás, deveria ter-te informado disso ainda antes de o iniciares.

      Bj

      Eliminar
  18. já experimentaste drenagem linfática? Têm-me falado muito bem e estou tentada em experimentar ;)

    ResponderEliminar
  19. Ahah, dá-lhe com forçaaaa!!

    Beijinhos ♥
    Mónica Rodrigues dos Santos
    http://cupcakewomen.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  20. Foi neste blogue que ouvi falar desta terapia pela primeira vez e com uns comentários contra, outros a favor, não fiquei assim tão convencida. Mas os resultados estão à vista, não é verdade?
    5 cm numa sessão?????
    Nem sabia que isso era possível =P
    Definitivamente é um tratamento a ponderar!

    nem mais nem menos | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar