#

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

"No pain, no gain"

Depois da pausa para festas era obrigatório retomar a actividade física, que é como quem diz, começar a dar corda à sapatilha. A puta da balança também não deixava margens para dúvidas (quero os meus 57 kgs de vooooooltaaaaaaaa arrrghhhhh). E já sentia falta. Uma pessoa habitua-se às corridas e depois não quer outra coisa. Isso e o meu jump que adooooro de paixão e não há melhor para descarregar o stress do dia.
A primeira semana foi soft, corrida na passadeira + jump na terça e quinta-feira apenas, esta semana, e passo a expressão, já a porca torceu o rabo:
2ª feira - 4,79 kms de corrida pela cidade;
3ª feira - 3,50 kms de corrida na passadeira (seca, seca, seca, SECA) + Jump;
4ª feira - 5,37 kms de corrida pela cidade;
5ª feira - Jump.
E para esta semana está feito. Segunda-feira há mais. As minhas pernas já suplicam por descanso (e eu também).

Não posso deixar de referir o facto de me ter estreado na corrida debaixo de chuva. A superação é das melhores sensações e é o que tenho vindo a fazer desde Novembro (altura em que comecei mais a sério e com regularidade nisto das corridas). Primeiro, a força de vontade para ir correr ora na estrada, ora em terra batida, ora na calçada, por entre "dores de burro", pontadas no joelho, canelites e para aguentar mesmo nos momentos em que quase a deito os bofes pela boca. Segundo, o gosto por isto que aliado à força de vontade é o fundamental para não desistir. Nunca pensei vir a gostar tanto de andar a correr pela rua feita tolinha (era isto que pensava sempre que passava de carro por alguém que ia alegremente a correr), mas fui contagiada e bem. Só isso explica o sair para a rua com um frio de rachar só para correr, quando podia estar tão bem no sofá em frente à lareira e a fazer mimices ao meu Pepe. E agora, até debaixo de chuva! É preciso gostar, mas também é preciso força de vontade.

Sempre fiz mil filmes à volta da corrida debaixo de chuva. "E se fico doente?", "e se fico com os pés dentro de um aquário?", "e se os sinto frios?", "e se congelo?", "e se sinto as calças molhadas a colar ao corpo e um desconforto terrível?", "e se as calças escorregam pelas pernas abaixo?", enfim...TUDO filmes. Bem sei que ainda só foi uma molha, a experiência é pouca ou nenhuma, mas garanto que não senti qualquer desconforto (e também não fiquei doente, nem sequer ranhosa). E confesso que soube mesmo bem. Só no fim da corrida, quando paras para alongar, é que começas a sentir as calças molhadas na pele e um certo desconforto.
Depois de uma corrida debaixo de chuva o importante mesmo para não corrermos o risco de ficarmos doentes é o final: tirar a roupa molhada rápido e tomar um banho bem quente.

Pode ter sido psicológico, mas senti que controlei melhor a respiração e nem as canelites se atreveram a atazanar-me o juízo (também pode ser por ter feito uma pausa). De qualquer forma, estou a pensar fazer o teste da passada na Sport Zone para perceber se pertenço ao grupo dos "neutros" (de certeza que não), dos "supinadores" (desconfio que pertenço aqui) ou dos "pronadores". Para cada tipo de passada há um modelo de sapatilha adequado, um pequeno grande pormenor que faz toda a diferença nas corridas, evitando algumas lesões.
Para além disso, acho que é desta que não vou deixar mais para depois e que vou consultar um nutricionista (sempre tive uma ideia bastante preconcebida em relação a esta área da saúde, mas mais lá para a frente falamos). Não partilhei com vocês qualquer tipo de resoluções para este ano, mas uma delas seria começar a comer melhor e ganhar hábitos alimentares mais saudáveis (por exemplo, eu e os legumes não temos uma relação lá muito boa, ou melhor, quase não temos relação). Outra delas, foi declarar guerra de uma vez por todas a esta pança que qualquer dia mais parece de estimação. Vocês vão ver se até ao Verão não vou ficar podre de bouuuuuaaa carago, qual atleta de bikini fitness!!
24-09-2013 15-51-22

41 comentários:

  1. Se no início do post fiquei logo estafada com tanto exercício, no final parto-me a rir! A pança?! Deve ser mesmo de estimação pois nas fotos ninguém lhe põe a vista em cima!
    Beijinho grande Gata!

    http://mypinkshoesxoxoblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Inverno tem as suas vantagens (esconder panças é uma delas :D)!

      Beijinhooo *

      Eliminar
  2. Olá. Comecei agora a ver o blog e estou a adorar. Força nisso das corridas. Também gostava de ter essa forca,mas acho que prefiro a bicicleta daquelas com rodas mesmo. Lol lol.
    Vou continuar a acompanhar e quem entrar no mundo da blogosfera.
    Cristina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cristina, fico contente! =))

      Obrigada! A ver se a chuva não me demove mesmo.
      Bicicleta também é muito bom.

      Espero que sim e acho que fazias bem em juntar-te a nós (à blogosfera).

      Beijinhos e bom fim-de-semana *

      Eliminar
  3. Olá, Gata. Desculpa o atrevimento. És da zona de Coimbra? Sou tua seguidora e algumas fotos são familiares... Beijinho e parabéns pelo teu blog!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Sou da zona de Aveiro, mas costumo ir algumas vezes a Coimbra! =)

      Obrigada =))
      Beijinhos *

      Eliminar
  4. Isso é que é entusiasmo! Espero que me inspires mulher, porque eu sou a preguiça em pessoa!! Ahaha
    Em relação ao resto.. PANÇA?? ONDE?? Tu vai masé ao oftalmologista rapariga :P Mas concordo que todos devemos ter um estilo de vida saudável, eu nunca gostei de legumes e sopinhas e coiso e olha, agora que tenho uma dieta super rigorosa até que me habituei e vou gostando de certas coisas. Por isso tenta mesmo melhorar esse aspecto, não só pela forma fisica mas também (e principalmente) pela tua saúde! Beijinhos
    Raquel

    ResponderEliminar
  5. Finalmente consegui não estar anonima.
    Sou a anônima que respondeu acima.
    Cristina

    ResponderEliminar
  6. Continua com essa força de vontade em relação às corridas =) devagar se vai a longe eheh
    Já participei em provas debaixo de uma bela chuvada e nada de constipações :D
    "ideia bastante preconcebida em relação a esta área da saúde, mas mais lá para a frente falamos"... estou curiosa, aguardo o desenvolvimento! Ass: uma nutricionista :p

    ResponderEliminar
  7. Tenho uma t-shirt com o titulo do post :P
    Eu não sei qual é a pança que estás a falar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não queria saber não... (buuuuáááááaaaaa)

      Eliminar
  8. Eu também aos poucos estou a entrar no ritmo, mas com aulas de Sh'bam eheh Tem é cuidado para não te lesionares!! O over-training também não é bom!

    ResponderEliminar
  9. Gata... Se tivesses pança como dizes para já não lhe chamarias pança (ninguém verdadeiramente gordinho o faz só as pessoas magras com alguma gordurinha insignificante a mais) e não terias usado o modelo de vestido de noiva como usaste porque ficaria horrível e nada favorecedor ( o que não aconteceu). Por favor não te tornes mais um blog completamente obcessacado com isso :/ quando não tens razão para tal. Óbviamente que falas do que te apetecer mas não digas coisas que a mim me deixam triste . Eu sim tenho uns quilos a mais, tenho de prestar atenção ao que como :) . Não digo que no passes a comer melhor mas considero que tens uma forma invejável.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carolina, entendo o que queres dizer, daí "dar na cabeça" quando volta e meia vêm aqui com a conversa da "perna gorda e trunchuda" quando não é verdade e quando há pessoas que sim, que sofrem por ter uma perna gordinha. Essas pessoas ao ler podem ficar tristes do tipo "se dizem que a perna dela é gorda, o que dirão da minha?".

      Eu sei que não sou propriamente gorda e não disse isso, estaria a dar chapadas em Deus. Mas é verdade que tenho a tal "pança", acredita.
      No casamento estava com o meu peso de sempre (57 kgs) e até perdi algum volume como vos disse. Não me pesava desde finais de Setembro e quando me pesei agora no inicio do ano (só para confirmar os estragos dos últimos dias) até fiquei de queixo caído.

      Quero mesmo perder os quilinhos ganhos e ganhar melhores hábitos alimentares e se vos conseguir motivar, melhor. =))

      Um beijinho enorme e bom fim-de-semana *

      Eliminar
  10. Que bom que regressas te as corridas, já estávamos com saudades destes posts que nos põem logo cansadas. Já agora só uma curiosidade, com quem corres? Nunca falas te disso.
    Espero que para o mês que vem também comece a fazer desporto, mas outro tipo.. Natação que amo e deixei de praticar... Para me ajudar na caminhada que comecei a um mês.
    Em relação ao nutricionista acho que toda a gente deveria de ir a um, aliás a minha Dra diz me muita vez que há pessoas aparentemente magras que são menos saudáveis que as gordas. As pessoas e que pensam que é só para gordos, mentira...
    Força nisso Gata, estamos contigo!

    Beijinhos
    E.H

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estava mais que na hora! =))
      Eu corro com um casal amigo que conheci na altura que entrei para o ginásio. Às vezes, junta-se mais um ou outro amigo, mas por norma sou só eu e o tal casal (os meus grandes incentivadores). Também já corri sozinha e com o maridão.

      Natação fiz durante quatro anos nos tempos de escola. Agora até bateu a saudade!

      Isso é uma grande verdade! Não porque se é magro que se é saudável. Estou mesmo ansiosa pela consulta e para começar o meu plano (até lá, vou aproveitar para estragar-me mais um bocadinho com Mc's, massas e essas coisas todas, Eheheheheh).

      Um beijinho grande e bom fim-de-semana.

      Eliminar
    2. Sim aproveita bem Gata!
      Eu pensava que era super complicado fazer comida saudável e estava tão enganada, é tão fácil e quando vimos os resultados na balança é muito bom e ficamos tão orgulhosas! O resto da semana até corre melhor. :) Vais ver que vai correr tudo bem !

      Beijinho e bom fim-de-semana para ti também!
      E.H

      Eliminar
    3. Regressaste. Falaste.

      Eliminar
  11. Dora Silveira15 janeiro, 2016

    Não diria que pesa mais de 57kg, não parece nada. Deve ser alta :) também tenho vontade de começar nas corridas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é a roupa de Inverno que engana! A ver se os perco com mesma rapidez que os ganhei! =))

      Beijinhos e bom fim-de-semana.

      Eliminar
    2. Ahhhhh! Se tens vontade...o que falta mais? Váááá, bora lá! =))

      Eliminar
    3. Acho que a Gata deve ter mais ou menos a minha altura (meço 1,68m) e eu peso 60kg. Não sou gorda (longe disso), mas gostava de perder um pouco de barriga/coxas e chegar aos 55kg, acho que é o meu peso ideal. Mas aquele peso em que páro e não avanço daí (nem para mais, nem para menos) sem fazer esforço, são os 60kg que tenho agora.

      Eliminar
    4. Meço 1,69m e, neste momento, estou muito perto dos 60 kgs (aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii que até dói escrever isto!!). Nunca tive este peso e nem quero pensar muito no assunto para não entrar em parafuso!! O peso da idade não perdoa! Ahahahah
      55kgs também parece-me pouco para altura, principalmente, para quem tem massa muscular (que não sendo gordura, também pesa). Vamos lá ver a história dos próximos episódios!

      Eliminar
  12. A vida é muito ingrata! Esta gaja ignora verduras tem uma-pancinha-que-nunca-ninguém-viu-portanto-é-questionada-a-sua-existência. Eu que adoro legumes cozidos e sopas estou aqui que só Deus sabe. Prontinha para hibernar uns meses!!!
    Acho que fazes muito bem em cuidar da tua alimentação (sem ficar obcecada com a palavra "saudável") e fazeres o que achares necessário para te sentires bem nesse saco de ossos :)
    Acho que é o essencial. Nos sentirmos bem!
    Uma beijoca, oh magrinha!

    ResponderEliminar
  13. Go go go! Ando há n tempo a dizer que me vou dedicar mais ao ginásio/corridas (1 ou 2 vezes por semana é desperdício de dinheiro da mensalidade) e nada, há sempre desculpas. Irra! És uma inspiração, mulheri!

    Jiji

    ResponderEliminar
  14. Bem que empenho! :) Eu esta semana só corri 3ª e 5ª (8 e 7km, respectivamente), não consigo nos outros dias porque tenho aulas, mas vou correr mais um dia no fim-de-semana! Também estou mesmo empenhada em fazer exercício e não me tornar um cachalote.

    Eu não sei realmente se tens pança, mas as pessoas às vezes pensam que as mais magras não têm nada a abater e não é verdade. Também sou magra, mas às vezes os excessos notam-se bem nas pernas e rabo (*#$%@ da celulite). Quanto ao nutricionista acho uma excelente ideia mesmo, às vezes não temos noção da nossa condição física e o espelho não diz tudo. É sempre bom ter um plano para seguir (e quebrar eheh).

    Beijinho Gata *

    http://entreosmeusdias.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  15. Vais ver que o correr ao ar livre e o fazeres uma alimentação mais saudável vão ter imensos benefícios, até ao nível do teu sistema imunitário. Por exemplo, eu desde há uns 3 anos para cá que bebo 2l de líquidos por dia (1l de chá verde + 1l de água), pratico exercício (ginásio) umas 3x por semana, vou a pé para o trabalho (demoro 20min por percurso e faço-o quer seja Verão ou Inverno, só se estiver a chover muito no momento em que tenho que sair é que não), todos os dias ao pequeno-almoço faço um batido de frutas (umas 4 frutas da época, trituradas sem mais nada adicionado - só água - e bebo toda a polpa) e como sopa e vegetais sempre ao almoço. Posso-te dizer que já não sei o que é estar constipada, com gripe, ou doente. Todos os Invernos os meus colegas de trabalho ficam doentes, eu apenas intensifico o lavar as mãos diariamente (porque é a melhor forma de nos prevenirmos do contágio, especialmente quando estamos no mesmo local de trabalho e eles veem trabalhar doentes) e nunca apanho nada. Posso andar um dia ou outro um pouco mais cansada e a achar que me está a chegar algo, mas depois durmo bem essa noite e estou a 100% no dia seguinte.

    Acredita que o exercício físico, comida equilibrada, andar ao ar livre e estar exposto ao tempo que fizer, beber muitos líquidos e lavar muito as mãos, são a chave para uma boa imunidade e um corpo saudável :) vais notar as diferenças!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai, a água... Essa é uma das minhas grandes lutas. Sempre bebi pouca água, custa-me beber sem sede. Quando comecei com algumas corridas no Verão bem vi o quanto me fazia falta beber mais água e lá tentei esforçar-me. Lá conseguia beber um litro, mas nem sempre. Agora, no Inverno, é uma tortura, tenho bebido pouco mais de meio litro. E beber água é tãoooooo, mas tãooo importante! Até para a celulite (que até essa cabra resolveu aparecer e estragar as minhas lindas pernas). A ver se começo a andar com chá atrás de mim e se sinto mais apetite em pegar na garrafa!

      Outra luta, será ingerir mais vegetais, tipo brócolos (blhaaaaack) e essas coisas verdes! Aiiiiiiiii, mulher sofre!!

      Eliminar
    2. Eu também era assim, só bebia água às refeições e aí bebia imensa e depois ficava com a barriga inchada lol. Mas é uma questão de hábito! O meu trabalho é bastante sedentário (estou atrás de uma secretária todo o dia), então arranjei 2 garrafas de 1l e numa delas faço chá logo de manhã (temos uma chaleira na copa) e tento bebê-la toda até á hora do almoço. À tarde, encho a outra garrafa de água e bebo-a toda até sair ao final do dia. Às vezes a da tarde não vai toda, mas como depois bebo em casa e no ginásio, compensa. E agora, assim, não bebo água às refeições :) é mesmo só hábito, se tiveres as garrafas ao lado e fores enchendo o copo, consegues.

      Vegetais, para mim, na sopa é fácil. Depois faço esses como acompanhamentos, tipo esparregado, bróculos, couves cozidas, salada de alface e tomate, etc. No Natal ofereceram-me uma yammi (li que tens uma bimby) e tenho feito lá o esparregado, ou cozer os outros legumes ao vapor. Como levo marmita para o trabalho, ponho um pouco menos de arroz/massa/puré e junto esses vegetais e já está! À tarde, ao lanche, como uma peça de fruta e um iogurte magro. E ao jantar nunca como "de faca e garfo", como apenas tostas com alguma pasta (tipo hummus, ou pasta de beringela, ou de requeijão... também tenho feito no robot de cozinha), ou com fiambre de frango/peru, ou com queijo fresco, ou abacate... eventualmente como mais um iogurte natural (feito também na yammi) com algumas sementes e um bocadinho de compota, se tiver fome, ou uma gelatina. Assim consigo manter uma alimentação regrada e barata durante a semana (o meu namorado faz o mesmo e gastamos apenas uns 45€ de supermercado por semana para os 2), só ao fim-de-semana como fora umas 2 refeições e aí sim como o que me apetece. Não me custa ter este regime assim!

      Eliminar
    3. Pois, é o teu trabalho e o meu. Eu bem tenho a garrafinha aqui ao lado, mas...esqueço-me dela! Mas vou esforçar-me. Por uma barriga lisa e pernas sem celulite vale TUDO! :D

      Obrigada por partilhares o teu estilo de vida, sempre dá para motivar e tirar algumas dicas.
      O meu marido já tem o plano de treino e o plano alimentar dele e quando olhei para o alimentar fiquei com o horror estampado na cara!! LOL Estou curiosa e ansiosa pela minha ida ao nutricionista (aiiii o que vai ser de mim sem as minhas massadas e idas ao Mc?!!)!
      Já agora... Há alguma forma especial e saborosa de comer brócolos sem ter de tapar o nariz?!

      Eliminar
    4. Sim Gata! Faz os bróculos salteados com azeite e alho picadinho e depois envolves tudo em queijo Philadelfia ligth. Deixas apurar um bocadinho e voilá. Ficam muito saborosos :)
      Paula

      Eliminar
    5. Uma pequena intromissão, desculpem mas eu não consigo evitar. Gata, se só o cheiro dos bróculos te enjoa, esquece-os! Sei que estavas um bocadinho a brincar mas se te "obrigares" a comer alguma coisa porque é saudável em menos de nada tens uma dose bem fofinha de frustração na mente. Comer coisas que não se gosta é tortura, não é dieta. Se me dissessem que um prato de favas só tem 2 kcal eu ficava na mesma a detestar. Há alho francês, cenoura, tomate, sei lá. É preciso é experimentar coisas novas e perceber que a comida tem muito sabor e sacia mesmo com pouca ou nenhuma massa ou arroz.
      E se tiveres um trabalhinho porreiro como o meu em que não tens horas para sair ao fim do dia, é capaz de não te apetece apenas umas tostas integrais. E isto não é de todo um ataque à Paula, atenção. Gostei do testemunho dela e até me inspirei um bocado! É só das tais coisas: cada um é como cada qual :)
      Não se irritem comigo que eu sou uma pateta alegre, não vale a pena! ahah
      Beijinhos às duas!

      Eliminar
    6. Belas sugestões, mas a minha opinião e a tua nutricionista e que tem de fazer o teu plano alimentar face às tuas necessidades e rotinas! Atenção, não estou contra ninguém, apenas e a minha opinião.

      E.H

      Eliminar
    7. Maria Daniela, quem comentou acima às 11h15 e às 11h34 fui eu (Sofia) e não a Paula que comentou depois :)

      Neste momento estou num trabalho em que tenho horas para sair, mas este meu hábito de comer apenas umas tostas à noite (e, atenção, não são só tostas, posso juntar uma sopa, uma salada, um ovo cozido, um pouco de atum em lata, salmão fumado, etc) surgiu precisamente quando comecei a trablhar num sítio de onde saía às 20h30/21h, na melhor das hipóteses. Como chegava a casa cansada e já não ia sair ou fazer mais nada, preferia comer um jantar light que me saciava e pouco depois ia dormir.

      Agora, mesmo trabalhando num sítio de onde saio às 18h, aposto em fazer um lanche bom durante a tarde e ao jantar só como isso na mesma (e janto por volta das 19h30). Se for ao ginásio a seguir (das 21h às 22h, por exemplo), quando volto e tenho fome como o tal iogurte com sementes, compota e fruta, por exemplo.

      A mim basta-me, mas como referi acima, é tudo uma questão de hábito! Dantes nunca bebia água fora das refeições, não comia tanta fruta ou vegetais, jantava "de faca e garfo" mais tarde... mas fui mudando esses hábitos e agora vivo perfeitamente bem com os que tenho actualmente :) e sinto-me melhor, mas não tenho problemas em, ao fim-de-semana ou férias, "quebrar" as regras e fazer um jantar maior, ou comer pipocas e beber um refrigerante se for ao cinema, comer um bom hambuger ao almoço, etc.

      Eliminar
    8. Olá Sofia! Peço desculpa pela confusão, pensei que eram a mesma pessoa.
      De facto, quando refere um lanche bom a coisa já muda de figura, na minha opinião. Se a conversa fosse pessoalmente de certeza que eu teria entendido melhor o que queria dizer.
      Gabo-lhe muito a sua rotina. Acho que se a foi adaptando a si e se sente bem é fantástico!
      Também tento jantar imediatamente a seguir a chegar a casa e não dispenso couve-flor, couve de novelo, cenoura, batata doce cozidas quando a imaginação não dá para mais! Como falho no lanche, o jantar tem de ser sempre um pouco mais rico. Neste momento faz sentido assim, amanhã não se sabe :)

      Eliminar
    9. Gata, baixa uma app chamada Water Your Body, é um grande incentivo. Podes até pôr alertas para seres avisada que está na altura de beber.

      Eliminar
  16. Gata, já agora a nutricionista é de Águeda?

    Como objectivo para 2016 também queria começar a ser seguida por uma nutricionista, mas vim viver há pouco tempo para Águeda e não conheço nenhuma :/ Se me pudesses dar uma ajuda, agradecia.

    Beijinho*
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não Ana, é de Aveiro (e é atleta de bikini fitness o que é sempre uma motivação extra :D).
      A minha consulta está para breve, depois, posso dizer-te o que achei.

      Beijinhos*

      Eliminar
    2. Aveiro também não fica muito longe. E que eu não queriA chegar a consulta e não simpatizar com a pessoa.

      E que se e para levar a coisa a sério (como eu quero) prefiro ter ao meu lado alguém com quem eu simpatize. Acho que facilitava um bocadinho o processo. Qual é a tua opinião sobre ela?

      Beijinho *
      Ana

      Eliminar
  17. Ultimamente só tenho corrido dentro de portas e já sinto falta de ir correr ao livre... mas com o frio que tem estado e a falta de locais bem iluminados (agora que fica de noite às 16h) não me tenho aventurado... mas também me tenho andado a portar bem no que aos treinos diz respeito (=

    ResponderEliminar