#

domingo, 23 de agosto de 2015

Sunday's pancakes


Durante a semana, os nosso pequeno-almoço é sempre a correr. Tem mesmo dias que nem o tomamos juntos ('tá mali, mali, mali, eu sei). Isto, porque eu tenho um problema sério com a minha cama. Não consigo livrar-me dela assim tão fácil. Gosto de aproveitá-la até ao último milésimo de segundo. No Inverno então, upa upa, não há melhor. Depois... Depois é sempre a correr (qual Speedy Gonzales).
Bem sei que o pequeno-almoço é a nossa refeição mais importante, mas à semana qualquer taça de leite com cereais serve perfeitamente. É só pôr o leite a aquecer uns minutinhos no micro-ondas, juntar os cereais, deixar amolecer um pouco e, enquanto isso, vou fazer a cama ou pensar no que vou vestir. À semana é assim mesmo, não dá para mais. Já ao fim-de-semana, especialmente ao domingo, a conversa já é outra. Há mais tempo, não há horários a cumprir e tudo o que um domingo pede é mesmo um pequeno almoço lento e até mais tardio. E o que é que mais me apetece para um pequeno-almoço perfeito de domingo? PANQUECAS (mnham, mnham, mnham)!
Adoro panquecas. Com Nutella então, aiiiiiii jasus que delicia (a minha pança até chora)!! Depois, é a sensação de aconchego sentir aquele cheirinho bom pela casa, é como se reconfortasse a alma.
E são super fáceis de fazer, exigem é um pouquinho mais de tempo e paciência, coisa que não tenho durante a semana. Por isso mesmo é que eu acho que o domingo devia ser declarado o Dia Mundial da Panqueca. Domingo que é domingo tem de ter panquecas.

O que hoje vos partilho, é mesmo a receita das minhas últimas panquecas. A receita não é propriamente cópia de lado nenhum. Apenas fiz alguma pesquisa e adaptei à minha maneira. Faço quase sempre da mesma forma e são sempre de aveia, esse cereal tão rico que nos dá saciedade e ajuda a controlar a absorção de gorduras e açúcares. O que varia é o recheio. Ora Nutella, ora iogurte grego, ora pedaços de morango, é o que houver à mão. Mas sempre de aveia.

 Panquecas de Aveia 

2 chávenas de Aveia fina
2 ovos inteiros
1 chávena de leite
1 banana esmagada
1 colher de chá de fermento
1 colher de chá de canela em pó
(às vezes também junto uma colher de açúcar baunilhado)

A confecção não tem nada que saber, só precisam de uma boa frigideira anti-aderente. Juntam a aveia, os ovos, o fermento, a canela e o leite, e mexem tudo muito bem. Depois, esmagam a banana à parte e só depois de bem esmagadinha é que se juntam ao preparado anterior.
Deixam aquecer a frigideira, assim que estiver bem quente, colocam uma concha da massa e só quando começar a borbulhar é que viram para o outro lado e deixam um minuto, mais coisa menos coisa.
Simples e deliciosas.

Bom domingo 
24-09-2013 15-51-22

6 comentários:

  1. Que bom aspeto! Bom domingo.

    ResponderEliminar
  2. Humm....bem boas!

    http://adorosercomosou.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Eu tambem vou experimentar. Adorei!

    Www.pensamentoseepalavras.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Adoro panquecas *.* e de café ou coco? São tão boas *.*
    Que óptimo aspecto.

    Beijinhos
    http://bonjourrose.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Concordo contigo.

    Durante a semana é sempre a correr e acabo por nem comer nada de jeito. Ao fim-de-semana gosto de deliciar um bom café e comer umas torradas ou ovos mexidos, sabe-me pela vida.
    Obrigada pela receita, um dia hei-de experimentá-la.

    Beijinho
    http://blogmacaecanela.blogspot.pt/

    ResponderEliminar