#

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Usar relógio num casamento: sim ou não?

É o drama, é o horror, é a tragédia. O fim do mundo em cuecas, quiçá. Ao que parece, cometi um grave erro de etiqueta e dei uma de parola no casamento deste fim-de-semana. E não é que fui de relógio em punho para o casório, armada em cocó? Eu juuuuuuro por todos os santinhos, deste mundo e do outro, que não fazia a mais pálida ideia de que era proibido usar relógio numa cerimónia. JURO. Assumo a minha ignorância perante todos. Mas uma pessoa está aqui é para aprender, e ainda bem que existem seres que são perfeitas bíblias orientadoras da conduta humana.
Nem quero pensar se o casamento tivesse sido pela igreja e não pelo civil. Já pensaram bem na catástrofe que ia ser? Eu e mais 326 pessoas de relógio no pulso? Era bem capaz de cair um santinho ou dois do altar.
Fiquei tão abismada com esta novidade, com a minha moral tão esfrangalhada, que a única coisa que me confortou, no momento da descoberta, foi o facto de não ter feito figura de ursa sozinha. É sempre bom não estarmos sozinhas nestes momentos da vida.
E confesso que até fui fazer uma pesquisa sobre o assunto, de tão abismalhada que fiquei. No entanto, curiosamente (ou não), não encontrei nada que desse tal informação. Depois como é que uma pessoa não há-de andar a fazer figurinhas, HUM?!
E vocês? Sabiam disto? Sabiam e não me disseram nada? Acham bem? Que ricas amigas que vocês me saíram!! O que era de mim sem o anónimo ressabiado (ah! ah! ah!)?
Bem... Se não for pedir muito, comecem já a informar-me de todos os erros a evitar como ilustre convidada de um casamento. Quero estar a par de todas as regras de etiqueta, desde as pontinhas dos cabelos até às unhas dos pés. É que ainda tenho mais quatro casamentos (no mínimo) pela frente e não quero dar mais nenhuma facada no código-de-ética-de-ida-a-casamentos.

24-09-2013 15-51-22

28 comentários:

  1. Confesso que também não fazia ideia disso. Também nunca li nenhum livro de etiqueta, ainda ninguém me ofereceu um e não me apetece comprar. Felizmente essa gafe nunca irei cometer porque detesto relógios e nunca uso. hehehehe :D

    ResponderEliminar
  2. nao fazia ideia... mas tb eu nao vou a casamentos... ninguem me convida para festas :( os amigos que eu tenho já é tudo casado

    ResponderEliminar
  3. Eu nunca uso, quem me alertou foi o maridão :P

    ResponderEliminar
  4. Bem, não fazia ideia! Por defeito ando de relógio. A menos que não tenha nenhum que se adeqúe à roupa escolhida, o relógio faz parte da minha escolha para todas as ocasiões. Ainda bem que partilhas estas informações ;)

    ResponderEliminar
  5. eu conhecia essa "regra" mas, na minha sincera opinião, começa a cair em desuso, visto que hoje em dia existem relógios que são verdadeiras jóias. não se deve levar, mas, não é nenhum crime. hoje em dia tudo é permitido. beijinho.

    Chocolate Rosa Menta

    ResponderEliminar
  6. LOL. Eu parto-me a rir ao ler-te. Sim, é que faço a entoação e tudo…
    Oh Maria Madalena, mas tu vais ligar a isso? Sabes que o que há mais hoje em dia é anónimos com inveja. LOL
    E não, não sabia que levar relógio não fazia parte da etiqueta. LOL

    Beijocas***

    ResponderEliminar
  7. Olha desconheço..mas eu tenho um para essas ocasiões e é mais finório parece uma pulseira..em todo o caso foi post pertinente :D vamos aguardar pelo comentario anónimo:p

    Beijinhos

    Www.glamoroushoes.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Mas porque será que não se pode usar relógio???????
    eu não sabia.....
    e olha que tenho levado sempre porque ando sempre com relógio!!!
    é para ver se eles são pontuais e se a comidinha chega a horas!

    ResponderEliminar
  9. Não fazia a mínima ideia de que não se deve usar relógios em casamentos, até porque foi-me dado um Gucci todo finório para levar a esses eventos!! Vivendo e aprendendo, mas vou falhar essa regra, é que eu gosto de saber a quantas ando!!

    ResponderEliminar
  10. Sim, não se deve levar relógios, mesmo os que parecem jóias. Sabe que como anda sempre a dar ares de peneirenta pela blogosfera sempre com o pezinho no ar, as pessoas assumem que percebe de facto de moda e estilo. Só por isso é que deve ter sido o comentário!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os sentimentos que um simples pezinho no ar desperta!! Inveja é coisa feia.
      Mas como a gata disse mais abaixo, vê lá se te entendes cm os teus amiguinhos anónimos ressabiados porque dizem que se for um relógio-jóia já é permitido!! LOLOL Parece que afinal já ngm percebe de estilo e de moda!! Enfim..............

      Eliminar
  11. Levei relógio ao ultimo casamento que tive e fui muito elogiada - não pelo relógio, mas pelo conjunto em geral. E nem sequer parecia uma pulseira, era um relógio mesmo, mesmo relógio, era impossível não o ver!

    ResponderEliminar
  12. Não sabia dessa mas a mim também não me apanham de relógio e não é por falta deles, não gosto unicamente.
    Em relação a supostas regras apenas sei que o branco é exclusividade da noiva, que as luvas é para esquecer, e chapéu apenas se indicar no convite e caso não aconteça e queiras levar apenas o deves fazer se as mães dos noivos levarem, agora de resto não sei mais nadinha.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  13. De Anónimo Ressabiado para Parola de Saltos Altos.
    Vejamos: acho que fui mal interpretada no comentário anterior. Relógio NUNCA se usa num casamento, galas, passadeira vermelha e qualquer coisa dentro do género, a menos que este seja uma verdadeira jóia e discreto o suficiente para passar por uma pulseira. E porquê? Além e ficar extremamente feio - como pode constatar nas suas fotografias - é regra. Já percebi que a menina não respeita as regras... está mal! Faça o seguinte: abra o google, procure imagens dos óscares e verifique se alguma das ilustres senhoras se faz acompanhar de um belíssimo Micheal Kors. ESPERE, Aaé posso admitir que talvez encontre uma ou outra que use, de facto, relógio, mas a exceção não faz a regra.
    E agora...? Depois das minhas palavras será que me vai esventrar com as suas garras(são de gel?)? Ou devo temer algum comentário menos simpático dum fiel seguidor?? AHAHA
    A menina enche-me o ego ao fazer um posto (por acaso já é o segundo) que refiram a minha pessoa. Até breve.

    ResponderEliminar
  14. Enche-me o ego saber que inspiro as suas publicações.

    De Anónimo Ressabiado para Pirosa de Saltos (mesmo que sejam sempre os mesmos):
    Está mal menina, está muito mal... Então não é que fui mal interpretada!!! Eu não queria dizer que usa relógio em casamentos era o fim do mundo... queria era dizer que é (quase) o fim do mundo senhoras usarem relógio em casamentos, galas, passadeira vermelha ou qualquer outra cerimonia que se assemelhe. A menos que o dito seja uma jóia mega discreta que passe por uma pulseira. Não acredita em mim? Então vá ao google e procure umas imagens dos óscares. Alguma das ilustres senhoras tem no seu pulso um Michael Kors? Vá... admito que até pode existir uma outra que se o tenha, mas nunca se esqueça: a exceção não faz a regra.
    Ó querida, admita que as regras da etiqueta quase proíbem o uso de relógio nestas circunstâncias e que, mesmo que tente fugir às regras, fica muito feio fazer-se acompanhar de um.
    E agora...? Será que me vai atacar com as suas garras (de gel)? Ou deixa o servicinho para um dos fieis seguidores?
    Até breve. S.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estava aqui na dúvida em qual dos comentários ia deixar a minha singela resposta. Siiiiimmm, eu ainda me dou ao trabalho de lhe responder. Também lhe sobe o ego? Adooooro fazer as pessoas felizes, mesmo que por breves momentos. E já viu? Se não sou eu, você nem tem um minuto de fama! E já vi que deve ser uma pessoa que sofre de pouca atenção, daí sentir-se no auge com tão pouco. Vê que sou sua amiguinha em dar-lhe tempo de antena!!

      Mas você respiiiiiiireee fundo. Pelo amor da santa!! Ainda lhe dá aqui algum AVC e nós não queremos nada disso porque gostamos de o ter por cá. Precisamos de alguém que nos elucide sempre sobre as regras do bem vestir, do bem parecer, essas coisas todas da etiqueta, do estilo e da moda. Precisamos de alguém suficientemente erudita e requintado, se não, o que é que vai ser de nossas pessoas?

      E não se apoquente mais! Descanse a passarinha porque não foi nada mal interpretada, ora essa. Já todos nós percebemos que, segundo a sua teoria, é de uma pirosice/parolice extrema usar um relógio numa cerimónia.

      Mas realmente, eu sou uma fora da lei e é por isso mesmo que vou continuar a fazer-me acompanhar de um relogiozinho para onde quer que vá, até mesmo para as ditas cerimónias, a menos que não tenha um que fique bem com os trapinhos. Como alguém já disse, gosto muito de saber a quantas ando.

      E deixe lá as meninas dos Óscares. Já viu bem como eu fui enfarpelada?! Com um reles fato (imaginem, um fato!!!), ainda por cima acetinado!! Ali, até o relógio mais ordinário combinava na perfeição. Agora, se eu estivesse tipo princesa (mesmo que pirosa na mesma), com um vestidinho haute couture, acredite que ia ter o discernimento suficiente para usar um relógio ao nível do aparato.

      Mas vá… Ainda bem que não é o fim do mundo, é só quase, por não quero ser responsável por uma catástrofe mundial.

      Mas, meus caros anónimos, vocês entendam-se! É que para uns, se for parecido com uma jóia já se pode usar, para outros, nem assim, é expressamente proibido coisas com ponteiros nos pulsos. Assim é que ninguém se entende!! Precisamos de informação credível e devidamente fundamentada.

      E agora vamos lá ver…esventrar?! Por quem me toma, meu caro anónimo (ressabiadinho)? Logo eu que sou uma gata super pacifica, tão boa onda, tão na paz! Não se nota? Para além de odiar partir ou lascar unhas.

      P.S.: Só faço anos em Setembro, mas aceito de bom agrado uns sapatinhos novos. Aliás, a Páscoa até está à porta, pode presentear-me com uns, já que lhe faz uma certa espécie a minha reduzida sapataria.

      P.S. 2: Que fique aqui bem esclarecidinho que vou continuar a ser a pirosona do costume. Pode ser? Obrigadinha.

      Eliminar
    2. Excelente chapada de luva branca (por acaso já estava curiosa cm a resposta que aí vinha)! Não são precisas garras. Já esta gente..........nem com garras conseguem o que querem. LOL

      Ana (uma das fieis seguidoras)

      Eliminar
  15. Obrigada pelo testamento. Estou a limpar a lágrima, porque magoou-me, e magoou à séria. 'Se não sou eu, você nem tem um minuto de fama! - NÃO SE DIZ A NINGUÉM.
    Peace

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tem de quê! Sempre às ordens! Já sabe que estou sempre pronta para encher-lhe o ego. (AH! AH! AH!)

      Eliminar
  16. Oh! Afinal o anónimo ressabiado é uma anónima... quem diria lol Eu acho que tem está na blogosfera se deve sujeitar a ter de ouvir o que não quer, mas as pessoas também têm de se saber expressar sem ofender ninguém... o que não tem acontecido com essa anónima... cheira-me que o ressabiamento não seja da (suposta) má moda!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O seu comentário ñ foi mt esclarecedor....mas aqui quem ofende alguém é a anónima ali de cima à gata. Já vi aqui um ou outro nome nada bonito, para além de haver modos e modos para se expressar opiniões. Claro q ñ há gostos iguais e se um acha isto, o outro não tem de achar io msm. Mas à maneiras!! E a anónima ali de cima já q fala tanto de etiqueta e de ser bonito ou ñ, devia saber que educação tbm é mt bonito!! Até pode ter opinião de sempre e tds são livres, mas os comentários dela são um claro ataque!!! A sorte é q a gata leva tudo com bom espirito de brincadeira. Daí ter intitulado de ressabiado, q ñ tem nada de ofensa. E o ressabiamento é msm da inveja.

      Eliminar
  17. Isto tudo por causa de um relógio?! Não percebo qual é o drama, é apenas um relógio,como podia ser outra peça, que bem conjugado fica bem em qualquer ocasião. Há que seguir as mínimas regras para eventos do género, mas há que arriscar e não ser conservador.

    ResponderEliminar
  18. Como já referi no post anterior, o relógio não é proibido nos casamentos.
    É com um vestido de noite que o relógio está proibido.
    Tem a ver com o tipo de traje e não com o local.
    Vestido de noite num baile também não leva relógio.
    Como já disse estavas muito bem (e elegante) para um casamento cívil e por isso memos formal.
    vidademulheraos40.blogspot.com.

    ResponderEliminar
  19. OMG...há assim tanta gente sem mais nada para fazer? Cada qual anda como quer,ponto final! Se não gostam, não voltem.

    http://thelusofrenchie.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  20. Ainda bem que admite ignorância, mas disso já nos tínhamos apercebido.
    Este seu blogue está a virar uma autêntica praça com direito a baixaria e xingamento. E a principal peixeira é a menina gata!!
    Carla

    ResponderEliminar
  21. As meninas não podem ir de branco a um casamento!!! :D

    ResponderEliminar
  22. Obrigada pela informação eu estava com uma dúvida ficou muito claro pra miim.

    ResponderEliminar